Workshop "Carne Angus"

O workshop “Carne Angus” abriu as atividades da Expoutono 2016, no sábado (23/04), no Salão Nobre

do Parque da Associação Rural Agrícola e Pastoril.

O evento organizado pelo Sindicato Rural de Uruguaiana, Associação Brasileira de Angus e Núcleo Três Fronteiras, contou com a presença de criadores, estudantes e profissionais da área, interessados em aprofundar seus conhecimentos sobre a carne angus.

Na ocasião foram ministradas as palestras: “Programa Carne Angus Certificada – Oportunidades e Desafios”, pela coordenadora Regional do Programa Carne Angus Certificada no RS-ABA, médica veterinária Ana Doralina Alves Menezes; “Avanços do Programa Carne Angus no Marfrig”, pelo gerente de compra de gado do Marfrig, médico veterinário Diego Brasil e; “Programa Terneiro Angus Certificado”, pelo técnico de fomento da Associação Brasileira de Angus (ABA), médico veterinário Mateus Pivato.

Logo no início de sua explanação, Ana Doralina disse “acreditar que fomentar a produção é estar junto com

o produtor”. Ao falar sobre o “Programa Carne Angus Certificada – Oportunidades e Desafios” apontou que

um dos maiores desafios é a abertura de importantes mercados para a carne angus brasileira nos Estados Unidos e na China, além da estruturação do processo

de exportação da carne certificada para a União Europeia. Lembrou que falta carne angus certificado

no Rio Grande do Sul (RS), salientando que para a certificação da carne angus de qualidade é necessário

a combinação de idade, raça, acabamento, bem estar animal e qualidade industrial. Disse também que outro grande desafio da carne angus no Estado é a oferta de animais rastreados (Rastreabilidade SISBOV), que abre oportunidade de exportação para o mercado europeu.

Brasil falou sobre “Os Avanços do Programa Carne Angus no Marfrig”. Começou sua fala fazendo um apelo aos produtores, para que “saibam o potencial que tem”. Com propriedade do assunto, explanou sobre o histórico da carne angus, desde o abate, peso das carcaças, sistemas de produção e destinos de corte. Também falou sobre o boi ideal (universal), quando e levado em consideração a genética, peso, idade, acabamento

e rastreabilidade.

O gerente de compra do Marfrig informou que a partir

de junho a Marfrig lançará uma marca top, a “Bassi”,

cujo objetivo é valorizar a carne angus produzida no RS de animais criados a pasto. “É um modo que encontramos de nossa carne ser valorizada e que a concorrência não seja desleal”, disse Brasil.

A terceira e última palestra do workshop teve como

tema o “Programa Terneiro Angus Certificado”.

Na oportunidade, Pivato falou sobre a importância da certificação dos animais.

Fotos: Elder Filho