NOTÍCIAS

Nespro Índices traz preços atualizados do boi gordo e da carne no varejo no RS

O Núcleo de Estudos em Sistemas de Produção de Bovinos de Corte e Cadeia Produtiva (NESPRO), lança uma importante ferramenta para os agentes da cadeia da carne bovina gaúcha e nacional: o NESPRO Índices.

 

A partir de agora, o NESPRO disponibilizará semanalmente os preços do quilo do boi e da vaca (peso vivo e carcaça) no Rio Grande do Sul. Os dados são coletados junto a frigoríficos e sindicatos rurais do Rio  Grande do Sul nas mesorregiões Centro-Oriental, Centro-Ocidental,  Metropolitana, Nordeste, Noroeste, Sudeste e Sudoeste.
 

Já os preços para o consumidor são coletados em sete supermercados e açougues de Porto Alegre e serão atualizados a cada 15 dias. Na avaliação do médico veterinário Dr. Eduardo Antunes Dias, pesquisador do Núcleo que está vinculado à Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), o NESPRO Índices inova em dois aspectos: primeiro por representar os frigoríficos com alto, médio e baixo volume de abate, distribuídos por todas as mesorregiões do estado. E, segundo, por apresentar o desvio padrão e o número amostral, visando assim informar a precisão dos dados, do pasto ao prato.

Na avaliação de Dias, até então os indicadores disponíveis no Rio  Grande do Sul - do Fundesa, Emater e Cepea - eram bastante díspares, o  que desfavorecia a exatidão das informações de mercado. “Os preços da  Emater são superiores aos do Fundesa”, frisa o pesquisador do NESPRO. 

Dias destaca que a média de preços é “pinçada” de uma bem distribuída  rede de frigoríficos no Estado. Ele também avalia que o consumidor da  Capital vai poder pesquisar preços das carnes e fazer as suas  comparações. “A carne moída, acém e alcatra, que são in natura, vão  virar referência de preço para o consumidor nos supermercados. O  consumidor vai poder comparar entre os preços máximo e mínimo”,  comemora o pesquisador. Já o pecuarista terá o indicador como  referência do que os frigoríficos pagam em diferentes mesorregiões. 

Com isso, ganha a pecuária gaúcha. 

Para conferir acesse o Nespro Índices 

 

FONTE: UFRGS

 

 

 

 

 

EXPOFEIRA DE URUGUAIANA

 

 

 

 

 

EXPOUTONO

 

 

 

 

 

 

NESPRO 

 

 

 

 

 

 

 

NOITE DA PECUÁRIA

 

 

 

 

 

REMATES