Expoutono 2015

Com a entrada de animais para o 6º Remate de Produção da Estância Itapitocai, nesta segunda-feira (20/04), no Parque da Associação Rural Agrícola e Pastoril, inicia a movimentação da Expoutono de Uruguaiana, edição 2015. O evento realizado pelo Sindicato Rural de Uruguaiana, de 21 a 26 de abril, é um dos mais importantes para o setor pecuário da fronteira oeste, cujo objetivo é evidenciar evalorizar a genética de qualidade da região.

Na terça-feira (21/04), às 14h, abrindo o ciclo de remates da Expoutono, é realizado o 6º Remate de Produção da Estância Itapitocai. Enquanto que na quinta-feira (23/04), às 20h, na Casa do Cavalo Crioulo, a Cabanha Basca recepciona convidados, logo após, às 21h, acontece o 4º Remate da Cabanha, no Local de Remates.

Dentro da programação da Expoutono, também na quinta, às 9h, na Casa da Ovelha, acontece a parte teórica do Curso de Jurados Raça Ideal e às 14h, na Pista de Provas, concentração de machos da raça Crioula. Às 18h, no Salão Nobre, a palestra “Finanças do Governo Estadual, Reforma para o Rio Grande e Perspectivas Políticas”, tendo como ministrantes Gabriel Torres (graduado em Ciências Econômicas e mestre em Economia Aplicada pela UFRGS), Fábio Ostermann (formado em Direito pela UFRGS e mestre em Ciências Sociais/Ciências Políticas pela PUCRS) e Marcel Van Hatten (formado em Relações Internacionais pela UFRGS e mestre em Ciências Políticas pela Universidade de Leiden/Holanda).

Na manhã de sexta-feira (24/04), acontece julgamento das raças Angus/Fêmeas de Argola e a parte prática e avaliação do 1º Curso de Jurados. À tarde, tem julgamento morfológico da raça Crioula e julgamento da raça Angus/Machos de Argola e das raças Hereford e Braford/Argola. Às 18h, na Pista Central, é a vez do Remate Seleção de Prenhezes Merino, Ideal e Corriedale e às 21h, no Local de Remates, Leilão São Bibiano e Pai Passo Cavalos Crioulos. Um dos momentos marcantes, a entrega de Prêmios do Núcleo de Angus Três Fronteiras, acontece às 18h, na Casa do CREA.

Enquanto no sábado (25/04), a manhã é reservada para julgamento da raça Brangus/Argola, Hereford e Braford Rústicos e dos animais de campo da raça Crioula e, pela tarde, continua julgamento da raça Crioula e acontece julgamento da raça Angus e Brangus Rústicos. Às 16h, no Local de Remates, ocorre o Leilão de Ventres Hereford e Braford e às 19h, no mesmo local, o Remate de Ventres dos Núcleos Angus Três Fronteiras, Brangus Sul.

À noite, às 20h, na Pista Central, inicia o momento mais esperado da feira, a entrega de Prêmios dos Núcleos e do Sindicato Rural às Cabanhas Destaque da Expoutono. Também será realizada a entrega de prêmio do Programa Agrinho – Senar RS e lançamento do livro “Gestão na Bovinocultura de Corte”, de autoria do professor Ricardo Oaigen.

A Expoutono encerra no domingo (26/04), quando pela manhã acontece Resenha Coletiva de Cavalos Crioulas e à tarde, às 16h, no Local de Remates, a Feira de Terneiras e Vaquilhonas e a Feira de Terneiros.

A Expoutono 2015 conta com apoio da Sicredi, Cidade Representações, Colpo & Corcini, T&B Leilões, Brangus Sul, Núcleo de Criadores de Cavalo Crioulo Flávio Tellechea, Núcleo Fronteira Oeste de Hereford e Braford, Núcleo Angus Três Fronteiras, Virtual Remates, Cabanha Basca, Cabanha Pai Passo, Cabanha São Bibiano e Estância Itapitocai.

Fotos: Elder Filho