Finalizada a “6ª Etapa da Liga Hípica de Salto da Fronteira Oeste”

A etapa final da Liga Hípica de Salto da Fronteira Oeste (LHFO) aconteceu na manhã de domingo (09/10), no último dia da 80ª Expofeira de Uruguaiana, realizada no Parque da Associação Rural Agrícola e Pastoril. O evento foi organizado pelo Circulo Militar de Uruguaiana em parceria com a 2ª Brigada de Cavalaria Mecanizada e 8º Regimento de Cavalaria Mecanizado.

premiação da etapa contou com troféus, medalhas, escarapelas, selas de hipismo, cabeçadas, rédeas, mantas, bucais, protetores e outros brindes. A executiva de eventos Deise Espelocim, coordenadora da  organização da 80ª Expofeira de Uruguaiana, foi escolhida para fazer a entrega da premiação.

Conforme o Capitão de Cavalaria, Manoel Ricardo Acauan Chuy,  a Etapa de Uruguaiana teve concorrentes de Alegrete, Itaqui, São Borja, Santiago e também de Uruguaiana, da Liga Hípica da Fronteira Oeste. Também vieram competidores de Jaguarão, Bagé, São Gabriel e Sant’Ana do Livramento.  Participaram 65 cavalos e 90 conjuntos, que é a combinação de cavalo/cavaleiro.

A edição 2016 da Liga Hípica de Salto da Fronteira Oeste teve início em primeiro de abril, com 1ª Etapa realizada na cidade de Santiago e a 2ª Etapa em 21 de maio, em Santa Rosa. A 3ª Etapa aconteceu em três de junho em São Borja e a 4ª Etapa foi realizada em 22 de julho, na cidade de São Luiz Gonzaga. Já a 5ª Etapa, foi em nove de setembro em Itaqui. A 6ª Etapa aconteceu em Uruguaiana, iniciada em sete de outubro e encerrada no domingo de Expofeira. A 7ª Etapa acontece de 11 a 13 de novembro, no Centro Hípico José de Abreu. Confira a seguir os primeiros colocados em cada categoria.

Premiação

3º Lugar – ST Paulo Sérgio, com Recanto do Rincao - COUD

4º Lugar – CAP Silas Rabelo, com Mariposa do Rincão - CMU

A Liga Hípica da Fronteira Oeste

A Liga Hípica da Fronteira Oeste (LHFO) foi fundada no 2000 pelo Gen Bda Fernando Sérgio Galvão, Cmt da 1ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, (Santiago-RS), com a participação dos Círculos Militares e Centros Hípicos das Organizações Militares da Fronteira Oeste do Estado do Rio Grande do Sul com destaque para o Círculo Militar de Santiago (CMS), Centro Hípico João Manoel (CHJM) de São Borja, Centro Hípico Sá Brito (CMSB) de Itaqui, Centro Hípico José de Abreu (CHJA) de Alegrete, Círculo Militar de Uruguaiana (CMU), Círculo Militar de Quaraí (CMQ), Coudelaria de Rincão e Centro de Equitação Farroupilha de Alegrete. Desde então anualmente são organizadas entre sete e oito etapas, normalmente conduzidas uma por cada entidade filiada.

Imagens: Divulgação/LHFO

Texto: Giovana Petrocele