Expoutono é uma prévia da Expointer

Renato Paiva, diretor de Exposições do Sindicato Rural de Uruguaiana, fala sobre a importância que a Expoutono vem ganhando nos últimos anos e da qualidade dos animais que fazem parte deste grande evento que acontece na fronteira oeste do Rio Grande do Sul.

De acordo com Paiva, a Expoutono se tornou uma prévia da Expointer, com as raças que estão no ranking das grandes exposições nacionais. “Os animais que participam da exposição de Uruguaiana são fortes candidatos para ganhar a Expointer”, assegura.

Segundo ele, a Expoutono vem crescendo muito, fato que pode ser constatado através da vinda de expositores de fora do Estado. “Este ano temos até expositores de São Paulo, além de todo o RS, que estão presentes aqui, com todas as raças”, diz.

Queda de 20% nos preços

Apesar do Brasil estar vivendo uma crise financeira, Paiva assegura que no setor pecuário o dinheiro está circulando, em razão da qualidade dos animais, aliada a queda nos valores durante a Expoutono. Para driblar a situação, informa que nesta edição a exposição teve uma queda de 20% nos preços, comparada ao ano anterior, ou seja, uma maneira das vendas seguirem forte. “Temos que ter um preço bom para a nossa realidade”, diz.

A estratégia está fazendo efeito, segundo Paiva, relatando que os remates realizados até agora, a “Feira de Terneiros, Terneiras e Vaquilhonas” e o “8º Remate de Produção Estância Itapitocai”, fecharam com ótimas vendas, assegurando a boa genética dos animais. “Uruguaiana é produtor de terneiro de qualidade”, finaliza, cheio de otimismo com a realização da 15ª Expoutono.

Redação: Giovana Petrocele