Final da Liga Hípica de Salto da Fronteira Oeste é no domingo na Pastoril

A etapa final da Liga Hípica de Salto da Fronteira Oeste (LHFO) será realizada no último dia da 80ª Expofeira de Uruguaiana, na manhã de domingo (09/10), no Parque da Associação Rural Agrícola e Pastoril. Espera-se um bom público para o evento, que é um dos mais aguardados da Feira. O evento organizado pelo Circulo Militar de Uruguaiana em parceria com a 2ª Brigada de Cavalaria Mecanizada e 8º Regimento de Cavalaria Mecanizado, tem início às 9h.

A edição 2016 da Liga Hípica de Salto da Fronteira Oeste teve início em primeiro de abril, com 1ª Etapa realizada na cidade de Santiago e a 2ª Etapa em 21 de maio, em Santa Rosa. A 3ª Etapa aconteceu em três de junho em São Borja e a 4ª Etapa foi realizada em 22 de julho, na cidade de São Luiz Gonzaga. Já a 5ª Etapa, foi em nove de setembro em Itaqui e a 6ª Etapa em Uruguaiana, iniciada em sete de outubro, encerrando-se no próximo domingo. A 7ª Etapa será em Alegrete, de 11 a 13 de novembro, no Centro Hípico José de Abreu.

Conforme o Capitão de Cavalaria, Manoel Ricardo Acauan Chuy,  prestigiam a Etapa de Uruguaiana  concorrentes de Alegrete, Itaqui, São Borja, Santiago e também de Uruguaiana, da Liga Hípica da Fronteira Oeste, além de competidores de Jaguarão, Bagé, São Gabriel e Livramento. De acordo com o Capitão Chuy, serão 65 cavalos e 90 conjuntos, que é a combinação de

cavalo/cavaleiro, ele lembra que “o mesmo cavalo salta com mais de um cavaleiro, por esta razão a discrepância do número de animais para o número de conjuntos”.

Chuy diz estar otimista com relação ao público, principalmente pelo fato do hipismo estar se tornando um esporte familiar. “Estimamos um público de cerca de 220 pessoas apenas entre que entre atletas e familiares”.

A premiação da etapa consiste em troféus, medalhas, escarapelas, selas de hipismo, cabeçadas, rédeas, mantas, bucais, protetores e outros brindes.

Um breve histórico da Liga Hípica da Fronteira Oeste

A Liga Hípica da Fronteira Oeste (LHFO) foi fundada no 2000 pelo Gen Bda Fernando Sérgio Galvão, Cmt da 1ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, (Santiago-RS), com a participação dos Círculos Militares e Centros Hípicos das Organizações Militares da Fronteira Oeste do Estado do Rio Grande do Sul com destaque para o Círculo Militar de Santiago (CMS), Centro Hípico João Manoel (CHJM) de São Borja, Centro Hípico Sá Brito (CMSB) de Itaqui, Centro Hípico José de Abreu (CHJA) de Alegrete, Círculo Militar de Uruguaiana (CMU), Círculo Militar de Quaraí (CMQ), Coudelaria de Rincão e Centro de Equitação Farroupilha de Alegrete. Desde então anualmente são organizadas entre sete e oito etapas, normalmente conduzidas uma por cada entidade filiada.

Foto: Ilustrativa/Lmorays