81ª Expofeira registra forte movimento
no primeiro dia

A 81ª Expofeira de Uruguaiana teve início na quinta-feira (05/10), registrando forte movimento logo no primeiro dia de evento, com um bom público visitando o Parque da Associação Rural Agrícola e Pastoril, desde a manhã até à noite.

O evento promovido pelo Sindicato Rural de Uruguaiana segue até o domingo (08/10) com diferentes atividades. Nesta sexta-feira (06/10), às 17h, encerra o projeto “Vida no Campo”, com atividades educativas e recreativas para crianças e turmas de estudantes, previamente agendas.

O primeiro dia da Expofeira, na quinta-feira, começou com a realização do ”3º Congresso de Ovinocultores da Fronteira Oeste”, com início às 9h da manhã e encerramento somente no final da tarde, contando com palestrantes da Cooperaliança (PR), Sebrae/RS, Guarda Nova Consultoria Agropecuária, Urcamp, Unipampa e Senar/RS.

Os stands da “Mostra das Riquezas da Terra” e da “Indústria e Comércio” também abriram pela manhã e permaneceram até à noite, comercializando doces, pães caseiros, cucas, bolos, doces diversos, rapaduras, temperos, hortigranjeiros, artesanato e demais produtos produzidos em nossa fronteira.

O projeto “Vida no Campo” pela manhã já contava com a presença de muitos estudantes de escolas de Uruguaiana, que participaram de atividades variadas e recreação, incluindo palestras, hora do conto e oficinas de cunho educativo. Também participaram de passeios a cavalo, pista de corda e também da “Viagem ao Sistema Solar” com o Planetário da Unipampa, que está sendo o mais aguardado pelos estudantes.

Pela tarde, teve concentração de machos de raça crioula, na Pista de Provas e logo mais, à noite, foi realizado o “Remate Anual da Estância Anjo da Guarda”, no Local de Remates da Pastoril, comercializando touros e ventres das raças Hereford e Braford. Na ocasião foram leiloadas nove éguas crioulas que tiveram o valor total das vendas doado para a “Fundação Pioneiros”, entidade criada para apoiar à reestruturação hospitalar da Santa Casa de Caridade de Uruguaiana.

Fotos: Divulgação