14 de maio de 2019

Exposição Nacional HB: o melhor das duas raças que mais crescem no Brasil, em Uruguaiana

A maior mostra de animais Hereford e Braford do Brasil, reunindo em pista o que há de melhor na genética das duas raças, já está muito próxima de iniciar. Realizada pela Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB), com o apoio do Núcleo Fronteira Oeste de Hereford e Braford (NFOHB) e do Sindicato Rural de Uruguaiana, a Nacional HB acontece entre os dias 19 e 24 de maio, no Parque Agrícola e Pastoril, em Uruguaiana (RS).

Com uma vasta programação que vai desde remates, cursos técnicos, palestras, julgamento de animais até eventos gastronômicos regados a muita Carne Certificada Hereford, a Mostra conta este ano com mais uma novidade: a 1ª Exposição Nacional do Terneiro (a) HB nas modalidades de Argola e Rústicos, nas categorias machos e fêmeas.

Conforme a programação, a entrada dos animais está prevista para acontecer de 19 a 22 de maio. Ainda na quarta-feira, dia 22, será realizado o julgamento de admissão dos exemplares nas modalidades rústicos e de argola. Já os julgamentos de classificação se darão nos dias 23 e 24 de maio, a partir das 8h30.

Para avaliar as centenas de animais que entrarão em pista ao longo dos seis dias de Exposição, foi escolhido, na raça Hereford, o ex-presidente e integrante do corpo diretivo da Sociedade de Criadores de Hereford do Uruguai, Alejandro Costa. Já na raça Braford, as notas serão conferidas pelo argentino Raul Robol, ex-inspetor técnico da Associação Braford Argentina.

No dia 22 de maio, quarta-feira, ocorre a 17ª edição do Curso de Atualização e Julgamento das Raças HB – Dr. Jacob Momm Filho. A atividade contará com palestras e explanações do pesquisador da Embrapa Pecuária Sul, Dr. Joal Brazzale Leal, do Coordenador NESPro, Dr. Júlio Barcellos, e do Inspetor Técnico credenciado pela ABHB, Gustavo Isaacsson, além de atividades e provas práticas.

A programação também prevê eventos para a comercialização da genética que mais cresce no Brasil. Em 2019 serão quatro remates oficializados, três deles com transmissão ao vivo. No dia 17 de maio, a partir das 19 horas, acontece o remate Gado Geral Padrão HB que ofertará exemplares padrão racial Hereford e Braford e será realizado pela Virtual Remates, no Parque Agrícola e Pastoril. Na sequência, o Remate Virtual Conexão Pampa que está previsto para segunda-feira, dia 20 de maio, comercializará touros e ventres Hereford e Braford. Com transmissão pelo Canal do Boi, o pregão será às 18 horas. Já no dia 21 de maio, às 14 horas, acontece no pavilhão de remates, o leilão Liquidação Plantel Braford Lajeado Vermelho. O evento terá transmissão pelo Terra Viva.

O quarto leilão oficial da ABHB durante a Mostra será o Remate Nacional Hereford e Braford, que acontece no dia 23 de maio, quinta-feira, a partir das 21 horas. A atividade é presencial e também ocorre no Parque, com transmissão ao vivo pelo Canal Rural. Estarão à venda animais registrados e comerciais padrão HB.

Além de dedicar espaço para julgamento, mostra de animais, remates, eventos sociais e técnicos, a Exposição Nacional das raças HB também pretende mais uma vez evidenciar a qualidade da carne. Em 2019, a ABHB irá realizar diversos eventos gastronômicos, entre eles está a primeira edição do Chef Certificado Hereford: A Peleia. A atividade consiste em uma competição entre equipes amadoras e amantes da Carne Certificada Hereford, em um ambiente descontraído. A melhor equipe levará o título de Chef Certificado Hereford.

A exposição, que conta pontos para o Ranking Nacional de Criadores das Raças HB, atrai produtores, investidores, pesquisadores, estudantes e técnicos nacionais e internacionais. Em 2019, o evento contará com o patrocínio da ABS Pecplan, Affectum, Agro Comercial, Biogenesis, Agrovit e Yara, Arenhart, Azevedo Bento, Bodega Sossego, Camera, Cidade Representações, CRV Lagoa, Eletroeste, Itagro, Ouro Fino, Rações Piratini, Toco Negócios Rurais (Toco, Progen e Tortuga), Voaar e Cort Genética, além dos patrocinadores oficiais SICREDI e Renascer Biotecnologia.

Programação Nacional Hereford e Braford 2019 19 a 24 de Maio

Parque Agrícola e Pastoril – Uruguaiana/RS

17/05 * - 19h - Remate Gado Geral Padrão HB - Virtual Remates; 19/05 – 9h - Início da entrada dos animais na modalidade argola;
20/05 – 18h - Remate Virtual Conexão Pampa – Central Leilões e Cambará Remates – Transmissão Canal do Boi;
21/05 – 14h - Liquidação Plantel Braford Lajeado Vermelho - Trajano Silva - Transmissão Terra Viva;
19h – Palestra: Resiliência e felicidade por Raquel Antunes
22/05 – 8h – Início da chegada e admissão dos animais na modalidade rústicos;
8h 30 min – 17º Curso de Atualização e Julgamento Dr. Jacob Momm Filho;
12h – Fim da entrada dos animais na modalidade argola; 14h – Início da admissão animais modalidade argola;
18h – Fim da chegada e admissão dos animais na modalidade rústicos;
19h – Evento Técnico – Prova de Avaliação a Campo – ABHB e Embrapa Pecuária Sul;
19h 30 min – Chefe Certificado Hereford – A Peleia;
23/05 – 08h 30 min - Julgamento de classificação dos animais da modalidade rústicos da raça Hereford e Polled Hereford;
12h - Intervalo para almoço;
14h - Julgamento de classificação dos animais da modalidade Rústicos da raça Braford;
18h 30 min – Coquetel Recepção Gira;
19h - Início da Saída dos animais da modalidade Rústicos;
21h - Remate Presencial de animais registrados HB (Tellechea e Bastos) Transmissão ao vivo Canal Rural;
24/05 - 08h 30 min - Julgamento de Categorias e Campeonatos da raça Hereford e Polled Hereford da modalidade Argola/ Fêmeas e Machos;
11h - Julgamento de Categorias e Campeonatos da raça Braford da modalidade Argola/Fêmeas; 12h - Intervalo para Almoço;
14h Julgamento de Categorias e Campeonatos da raça Braford da modalidade Argola/Machos;
16h 30 min - Julgamento dos Grandes Campeonatos Hereford, Polled Hereford e Braford; e Grandes Campeonatos Terneiros;
18h - Início da Saída dos Animais da Modalidade Argola;
19h - Entrega de Prêmios;
20h – Degustação Carne Certificada Hereford – EL Topador.

Créditos fotos - Marcus Tasch e Murilo Alves
Texto:Asscom ABHB