Gineteadas seguem hoje com participação de campeões internacionais

A 81ª Expofeira de Uruguaiana, realizada de cinco a oito de outubro, no Parque da Associação Rural Agrícola e Pastoril, foi um verdadeiro sucesso. Promovida pelo Sindicato Rural de Uruguaiana, com o apoio de empresas locais e instituições, o evento considerado o maior do setor agropecuário da Fronteira Oeste, mais uma vez, integrou o homem do campo com o da cidade, na mais rica mostra de produção pecuária e agrícola da região.

Na edição da Expofeira que teve como patronesses as criadoras Ana Maria Ormazabal Moura, Maria Luiza Ormazabal de Faria Correa, Eneida Maria Ormazabal Sastre e Ione Maria Ormazabal Sastre,  estima-se que 15 mil pessoas passaram pelo parque nos dias do evento, participando das atividades oferecidas pelo projeto Vida no Campo, visitando a Mostra de Riquezas da Terra e a Feira Comercial, com mais de 80 expositores.

Durante a Expofeira, os visitantes também puderam conhecer os melhores exemplares das raças de ovinos, bovinos e equinos da nossa fronteira, muitos deles, campeões da Expointer 2017.

Os remates do ciclo de primavera, oficializados pela Expofeira, já somam quase 10 milhões, repetindo as boas vendas do ano anterior, quando superaram 18 milhões. Iniciados em setembro, os remates seguem até dezembro deste ano.

Mais uma vez o projeto Vida no Campo foi um sucesso. Nesta edição de 15 anos, houve um empenho especial da atual direção do Sindicato Rural, no sentido de valorizar o projeto de cunho social que atinge diretamente as crianças.  A aceitação foi tão grande que o registro de estudantes participantes  saltou de 2 mil para 8 mil em relação ao ano passado pra este. Durante dois dias, estudantes de escolas públicas e particulares de Uruguaiana  tiveram atividades de lazer e educativas elaboradas e desenvolvidas pelas universidades, instituições e entidades. O espaço foi um dos mais movimentados da feira. De acordo com o presidente do Sindicato Rural de Uruguaiana, Sérgios Bastos Tellechea, é “importante destacar o suporte do prefeito Ronnie Mello e seus secretários, que foi decisivo na recepção das crianças neste projeto”.

Dentro da programação da 81ª Expofeira  foi realizado o “Encontro de Pecuaristas Familiares de Uruguaiana e Barra do Quaraí”, promovido pela Emater/RS, com o tema “Manejo Alimentar, Sanitário e Reprodutivo de Bovinos e Ovinos”. Também o “3º Encontro de Ovinocultores da Fronteira Oeste”, com palestrantes que abordaram importantes temas para a categoria.

As mais aplaudidas iniciativas dentro da 81ª Expofeira de Uruguaiana são as de cunho voluntário em prol da Santa Casa de Caridade de Uruguaiana, ocorridas com o Remate Anual Estância Anjo da Guarda e  com o Jantar do Cordeiro. No remate foram  compradas seis éguas crioulas, no valor total de R$ 37.800,00 doado para a Fundação  Pioneiros, criada especialmente para dar apoio à reestruturação da gestão e do atendimento hospitalar da referida casa de saúde. O “Jantar do Cordeiro”, promovido pelo Rotary Clube Uruguaiana Leste, Sindicato Rural de Uruguaiana e RBS TV, através de leilões de obras de arte e facas, contabilizou 11,5 mil reais para o hospital.

O “Desfile dos Campeões”, com apresentação da Banda da Brigada Charrua, foi um dos momentos mais aguardados da 81ª Expofeira de Uruguaiana, na tarde de sábado (07/10), na Pista Central do Parque. Autoridades civis e militares participaram da entrega da premiação aos Grandes Campeões da feira, ao lado dos criadores e cabanheiros.

A Expofeira como em todas as edições, contou com shows musicais, animando o final de semana. No sábado e domingo de gineteada, a animação foi por conta do Grupo Musical Três Fronteiras, na Pista de Provas. No domingo, com palco montado na Pista Central, o show de encerramento da 81ª Expofeira foi por conta de João Quintana e Grupo Parceria e, César Oliveira e Rogério Melo.

Fotos: Divulgação