28 de maio de 2018

16ª Expoutono de Uruguaiana destaca-se pela qualidade de equinos e bovinos da fronteira

Em abril foi realizada a 16ª Expoutono de Uruguaiana, no Parque da Associação Rural Agrícola e Pastoril, um dos maiores eventos do agronegócio da fronteira oeste do Rio Grande do Sul (RS), ultrapassando 4 milhões em vendas. Promovido pelo Sindicato Rural de Uruguaiana, reúne todos os anos os melhores exemplares das raças bovinas e ovinas da região, atraindo compradores de diferentes localidades do estado e país, os quais participam de remates e julgamentos dos animais, que são uma prévia para a Expointer 2018. Nesta edição, a Expoutono contou com a participação de importantes criatórios do Brasil.

A “Feira de Terneiros, Terneiras e Vaquilhonas”, dentro da Expoutono, colocou em pista, 1.145 animais, entre machos e fêmeas, que faturaram o valor de R$1.281.420,00. Já o “9º Remate de Produção da Estância Itapitocai” mais uma vez foi  realizado com sucesso em vendas, liquidez e agilidade, alcançando o total de R$ 1.454.200,00 com a comercialização de 910 animais das raças Aberdeen Angus, Brangus, Red Angus e cruzas. O “7º Remate Basca”, levou um grande público à Pastoril, ofertando 53 cavalos Crioulos e faturando mais de R$ 1.500.000,00. Na ocasião, foram apresentados os 11 animais da Cabanha Basca selecionados para a Copa da Federação Internacional de Criadores de Cavalos Crioulos - FICCC. omeçando nesta terça-feira (22) de temperaturas amenas a programação oficial da Nacional HB 2018. Em destaque, o início da 16ª edição do Curso de Atualização e Julgamento das raças HB – Dr. Jacob Momm Filho.

De 21 a 25 de maio, aconteceu a “Exposição Nacional de Hereford e Braford” no Parque da Associação Rural, considerada  a maior mostra brasileira das raças, reunindo mais de 1.300 animais entre as pistas de julgamento e comercialização. Um verdadeiro sucesso, mais uma vez, movimentou o setor do agronegócio em Uruguaiana, cabanha do Brasil.

Cobertura jornalística: Giovana Petrocele