8ª Copa Incentivo tem início na sexta-feira

Na sexta-feira e sábado (28 e 29/04) acontece a 8ª edição da Copa Incentivo, promovida pelo Núcleo Fronteira Oeste de Hereford e Braford - NFOHB. O evento integra a programação da 15ª Expoutono, do Sindicato Rural de Uruguaiana, na Pastoril.

A Copa Incentivo é de grande importância para os expositores, pois valida os animais ao Ranking Nacional. O presidente do NFOHB, Guilherme Duarte, explica que nas argolas, são contemplados apenas animais nascidos no ano anterior a feira, ou seja, nascidos de janeiro a novembro de 2016. Enquanto nos rústicos, competem apenas fêmeas, da categoria de vaquilhona até vaca adulta, em quintetos que devem ser escolhidos pelo criador e pelo técnico da Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB) no momento da avaliação dos programas de melhoramento, sendo totalmente a campo. Os animais que forem racionados são desclassificados, assegura o criador.

De acordo com Duarte, neste ano 40 animais estão inscritos na categoria  Argolas e 60 fêmeas na categoria Rústicas, além de ventres que vem apenas para venda.

Programação:

28/4 – Sexta-feira

14h - julgamento de rústicos;

19h - Leilão HB;

29/4 – Sábado

9h - Julgamento de animais de argola.

Jurado: Médico veterinário Ciro Manoel de Andrade Freitas.

Redação: Giovana Petrocele

Foto: Arquivo/Elder Filho