CONVÊNIOS

Visando a difusão de conhecimento, o Sindicato/Associação Rural de Uruguaiana tem em andamento convênios com algumas das melhores instituições de ensino e pesquisa no ramo da agropecuária.

CTPEC
UNIPAMPA

O Centro de Tecnologia em Pecuária (CTPEC), da Universidade Federal do Pampa – Uruguaiana, é um braço da Faculdade de Veterinária cujo objetivo é promover a capacitação de recursos humanos que atuam na bovinocultura de corte e ovinocultura da fronteira-oeste.

A partir de 2014, foi formalizada parceria do Sindicato Rural com a UNIPAMPA, sob coordenação do professor Ricardo Oaigen, resultando em um dos eventos mais concorridos da região: a Noite da Pecuária, ciclo de palestras dirigidas a produtores, técnicos e estudantes, com temas escolhidos pelos próprios participantes, que acontece na primeira segunda-feira de cada mês, no parque da Agrícola e Pastoril.

Para saber mais, acesse o site da UNIPAMPA.

PROJETO
SOJA

Até poucos anos atrás, o cultivo da soja na fronteira-oeste do RS resumia-se a tentativas isoladas por parte de alguns produtores. Nos zoneamentos agroclimáticos dos RS, a região da fronteira-oeste era classificada como área ‘marginal’ para o cultivo da oleaginosa. Entretanto, alguns resultados promissores passaram a ser obtidos quando a tecnologia disponível passou a ser aplicada corretamente, aliada imprescindivelmente à adoção da irrigação.

Em 2014, o Sindicato Rural e a Associação dos Arrozeiros de Uruguaiana firmaram parceria com a empresa Oryza e Soy, com a finalidade de estabelecer um projeto de pesquisa para testar cientificamente a viabilidade de cultura da soja na região, sob o sistema de irrigação. Essa parceria conta com o importante apoio das principais empresas fornecedoras ligadas ao complexo soja. Estão sendo avaliados os principais fatores de produção (cultivares, manejo fitossanitário, manejo de fertilidade do solo, épocas de semeadura, tolerância ao stress hídrico, tipo de irrigação, etc) que determinam a produtividade da cultura.

UFRGS

O Núcleo de Estudos em Sistemas de Produção de Bovinos de Corte e Cadeia Produtiva (NESPRO),

da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, coordenado pelo professor Julio Barcellos, é atualmente uma referência na pesquisa de pecuária bovina de corte.

Iniciada em 2010, a parceria da Associação Rural de Uruguaiana com o NESPRO teve como objetivo inicial o acompanhamento de algumas áreas de pastagens irrigadas pelo sistema de pivô central. Posteriormente houve ampliação das atividades, conforme as demandas identificadas em nossa região, resultando em uma série de eventos que incluem dias de campo, viagens técnicas para produtores e colaboradores, pesquisas com forrageiras de inverno, palestras, cursos, etc. A partir de 2015, o convênio foi estendido a todos os associados do Sindicato/Associação Rural de Uruguaiana, gratuitamente.

Para saber mais, acesse o site do NESPRO.

SENAR

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), ligado à Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária (CNA) tem como missão promover a capacitação e profissionalização de brasileiros do meio rural, contribuindo para sua integração na sociedade e melhoria de sua qualidade de vida. Em conjunto com o Sindicato Rural de Uruguaiana, o SENAR disponibiliza, de forma gratuita, uma gama de cursos e treinamentos nos mais variados ramos do setor primário, com instrutores de alta competência.