Inicia em todo país o “Censo Agropecuário 2017”

Em Uruguaiana e Barra do Quaraí, a equipe de recenseadores e supervisores recebeu amplo treinamento e capacitação para realizar as coletas no meio agropecuário.

Teve início nesta segunda-feira (02/10), o Censo Agropecuário Brasileiro do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE. Serão mais de 18 mil recenseadores visitando os estabelecimentos agropecuários de todo Brasil. A expectativa é que até o final do censo agro, em fevereiro de 2018, cerca de 5,3 milhões de estabelecimentos rurais sejam visitados.

A equipe que trabalhará na zona de Uruguaiana e Barra do Quaraí recebeu capacitação para aplicar os questionários nos estabelecimentos rurais da região. Na semana passada, na Associação Comercial e Industrial de Uruguaiana (Aciu), local que está instalado o Posto de Coleta do IBGE, foi realizado o treinamento com a equipe.

O agente censitário municipal, David Cardoso, informou que sete recenseadores e sete supervisores realizarão a coleta de dados na região de Uruguaiana e Barra do Quaraí, os quais estarão devidamente identificados.

O Censo Agropecuário é o maior levantamento de informações sobre a estrutura e produção agropecuária do país, cujo objetivo é retratar o setor agropecuário brasileiro em suas dimensões econômica, social e ambiental. Por esse motivo as informações coletadas são de muita importância para a pesquisa, como o dimensionamento das áreas cultiváveis, de produção de alimentos, de criação de animais, de utilização e aplicação dos implementos, do instrumental agrícola e caracterização dos trabalhadores rurais.  A pesquisa da realidade da produção agropecuária brasileira não é amplamente realizada há 11 anos, quando ocorreu a última edição deste censo.

O lançamento nacional da pesquisa foi realizado na manhã desta primeira segunda-feira de outubro, na sede do IBGE, no Rio de Janeiro.

Identificação de Recenseadores

Para maior segurança dos moradores da zona rural que serão visitados pelo Censo Agropecuário, existe possibilidade de confirmar a identidade do recenseador através do QR Code que cada um levará no crachá, no lado esquerdo do peito do colete. O código poderá ser lido pelo celular e redirecionado diretamente para o site do IBGE, que fará a checagem. No crachá também poderão ser encontrados o nome completo do recenseador, matrícula, identidade e validade das informações, além da foto do agente. O último elemento de identificação do recenseador é o DMC (Dispositivo Móvel de Coleta) que cada um, obrigatoriamente portará no momento da aplicação do questionário.

Calendário do Censo Agro

Coleta de dados: de outubro de 2017 a fevereiro de 2018