81ª Expofeira de Uruguaiana será realizada em outubro

Com a chegada da primavera acontece o maior evento do setor agropecuário da fronteira oeste, a 81ª Expofeira de Uruguaiana, no Parque da Associação Rural Agrícola e Pastoril, de cinco a oito de outubro. A promoção é do Sindicato Rural de Uruguaiana, com o apoio dos Núcleos de Raças, empresas e instituições parceiras.

A cada ano a Expofeira reúne os melhores exemplares das raças ovinas, bovinas e equinas em exposições, remates, julgamentos de animais e o aguardado desfile dos grandes campeões. No setor de maquinários, expõe os principais lançamentos do mercado. Encontro de criadores, shows e gineteadas contribuem para o sucesso do evento que leva uma multidão ao parque. A feira ainda conta com o projeto “Vida no Campo”, “Mostra das Riquezas da Terra”, Feira da Indústria e Comércio e uma ampla praça de alimentação.

O lançamento da 81ª Expofeira foi realizado com a Festa das Produtoras Rurais, no sábado (16/09). A abertura oficial será no sábado (07/10), às 17h30min, na Pista Central do Parque da Pastoril.

O encerramento será no domingo (08/10), com os shows musicais: João Quintana e Grupo Parceria e  logo após, César Oliveira e Rogério Melo.

Encontros

Dentro da programação da 81ª Expofeira, acontece o“3º Encontro de Ovinocultores da Fronteira Oeste”, na quinta-feira (05/10), às 9h e no sábado (07/10), às 8h30min, é a vez do “Encontro de Pecuaristas Familiares de Uruguaiana e Barra do Quaraí”, com o tema “Manejo Alimentar, Sanitário e Reprodutivo de Bovinos e Ovinos”.

O “Jantar do Cordeiro”, realizado pelo Rotary Club Lest e RBS/TV também integra a grande festa da agropecuária. Será na noite de sexta-feira (06/10), no Salão Nobre da Pastoril.

Projeto Vida no Campo

O projeto “Vida no Campo” acontece numa parceria entre Sindicato Rural, Sest/Senat, Senar, BRK Ambiental, Polícia Rodoviária Federal, Equoterapia General Fidelis, Universidade Federal do Pampa – Unipampa, Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, Universidade Norte do Paraná – Unopar, Prefeitura de Uruguaiana e Brigada Charrua.

Com o projeto “Vida no Campo”, atividades educativas e de lazer são disponibilizadas à comunidade, com grande participação de escolas. A cada edição do evento, mais de dois mil estudantes participam das atividades.

Nesta edição muitas atividades recreativas e pedagógicas farão parte do projeto, com teatro de fantoches, o Planetário com sua “viagem ao sistema solar”, oficinas de gestão ambiental, pista de cordas, orientação de trilhas, cinema móvel, educação para o trânsito, passeios a cavalo com a Equoterapia e exposição de veículos e material militar. Também terá o projeto “Cidadão do Futuro” (NESPro-ARU).

O projeto “Vida no Campo” acontece nos dias 05 e 06 de outubro, das 8h30min às 11h30min e das 14h às 17h. Agendamento até do dia 28 de setembro, no Sindicato Rural de Uruguaiana.

Mostra das Riquezas da Terra

A culinária típica da região e a produção local ganham espaço na “Mostra das Riquezas da Terra”, durante a 81ª Expofeira de Uruguaiana.

Os trabalhos em artesanato feitos em diferentes materiais, como lã, madeira e tecidos, são expostos para venda e apreciação, anunciando desta maneira o talento dos nossos artistas e artesãos. Pães, queijos, cucas, doces, uma variedade de produtos caseiros e os hortifrutigranjeiros, fazem parte da mostra, que objetiva valorizar a produção da gente da nossa terra.

Setor Comercial

A Feira da Indústria e Comércio é um dos lugares mais visitados da feira, como se fosse uma obrigação todos passarem por lá para apreciarem as novidades da edição. Neste ano serão mais de 60 expositores nos stands e nas pirâmides do Parque com produtos variados de Uruguaiana e de outras cidades, consistindo numa boa oportunidade de compra e negócio.

Gineteadas

As gineteadas levam um bom público todo ano à Pastoril, durante a Expofeira. Começam na tarde de sábado (07/10), às 14h e seguem no domingo, às 14h. Nos dois dias as provas campeiras serão acompanhadas pelo show musical com o “Grupo Três Fronteiras”.

Agenda de remates

Dentro da programação da 81ª Expofeira, serão realizados os remates de primavera, com início em setembro e término em dezembro, totalizando 15 leilões. Em 2016, o ciclo de remates encerrou com a venda de mais de 20 milhões.

Em setembro, o ciclo começa com remate “GAP 1000”, no domingo (24/09), na Estância São Pedro. Na segunda-feira (25/09), acontece o remate “Cabanha Umbu Negocia”, no Local Umbu. No sábado (30/09) é a vez do remate “Selo Racial”, na Cabanha Azul.

No mês de outubro serão realizados oito leilões, iniciando com o “Remate Cabanha Anjo da Guarda”, no Local de Remates da Pastoril, na quinta-feira (05/10) e com transmissão ao vivo. Na sexta-feira (06/10), no mesmo local, às 17h, acontece o “13º Remate Tradição & Futuro”.

No sábado (07/10), às 20h30min, será realizado o “V Remate Itapitocai de Cavalos Crioulos”, na sede da estância e com transmissão ao vivo pelo Canal Rural.

Dia 10 de outubro, é a vez do Remate Gado Geral as 19 horas na Pastoril.

Na quarta-feira (11/10), acontece o “V Remate BT Basca Bovinos”, na Cabanha Paineiras.

Na quinta-feira (12/10), acontece o “57º Remate Anual da Cabanha São Bibiano”, na sede da estância. No domingo (15/10), no Local Umbu será realizado o “Remate Tellechea Associados” e no sábado (20/10), na Pastoril, o “Remate Anual Braford Aurora e Sossego”.

Novembro começa com o “61º Remate Cabanha Santo Ângelo”, na sede da cabanha, no sábado (04/11) e, no sábado (18/11), na Pastoril, será realizado o “3º Remates de Potros Completos”. No último dia de novembro, quinta-feira (30/11), acontece o “27º Remate Integração”, também na Pastoril.

Em 1º dezembro, sexta-feira, encerra o ciclo de remates de primavera da 81ª Expofeira de Uruguaiana, com o “35º Remate Conjunto Corriedale”.

Fotos: Divulgação