79ª Expofeira de Uruguaiana: a maior festa agropecuária da fronteira oeste
De 30 de setembro a 5 de outubro a feira acontece a 79ª edição da Expofeira, no Parque do Sindicato Rural Agrícola e Pastoril, integrando a cidade e o campo no maior evento agropecuário da fronteira oeste do RS.

Remates, shows musicais, praça de alimentação, feira de produtos locais, gineteadas, exposição do Exército, recreação e uma diversidade de atividades farão parte desta grande festa, com espaço para todas as idades.

A Expofeira é um momento muito importante para Uruguaiana e para a atividade agropecuária, principalmente para os criadores que tem nela a oportunidade de mostrar a alta genética das raças. Outra importante característica deste evento é a capacidade de integrar o homem do campo e da cidade nas atividades realizadas na Pastoril, com o projeto “Vida no Campo”.

O movimento da Expofeira inicia na quarta-feira (30/09) com atividades direcionadas aos criadores, com entrada das raças, julgamento morfológico, remates e ciclo de palestras, que prosseguem até o último dia da Expoeira (05/10).

Projeto Vida no Campo

Na manhã de quinta-feira (1º/10), às 9h30min, com o projeto “Vida no Campo”, os portões da Pastoril abrem para o público, oferecendo muitas atividades para quem passar pelo parque até o domingo (04/10). Entre as quais as atividade incluem-se ações pedagógicas e de educação para o trânsito, saúde e bem-estar, além de recreação, teatro de fantoches, oficinas de artes e de primeiros socorros, passeios a cavalo e de Urutu, brincadeira na pista de corda, orientação de trilhas, exposição de veículos e materiais militar. As escolas interessadas em participar das atividades com seus alunos, devem se inscrever no Sindicato Rural, entre os dias 1º e 18/10.

Mostra "Riquezas da Terra", gineteadas e shows

A “Mostra Riquezas da Terra”, no Pavilhão da Indústria e Comércio apresentará uma variedade de produtos feitos e cultivados em Uruguaiana, cujo objetivo é expor para a comunidade o que de melhor é produzido na nossa terra.

No sábado (03/10), às 17h acontece um dos momentos mais aguardados da Expofeira, que são as gineteadas universitárias. Todo ano são responsáveis em levar um grande público para a Pastoril. Também tem show musical com o“III Fronteiras”, na pista de provas.

No domingo de manhã tem paleteada, credenciadora Freio de Ouro 2016 ocorre no domingo de manhã. E, pela tarde, prosseguem as gineteadas com o show do “III Fronteiras”. Para agradar ainda mais o público presente no evento, haverá apresentação da invernada artística “Os Platinos”, do CTG Patrulha do Oeste e show Arthur Rillo e Banda. No encerramento, show com o cantor Mano Lima.

São parceiros do Sindicato Rural na realização do projeto “Vida no Campo”, o Sest/Senat, Senar, Senai, Polícia Rodoviária Federal, Unipampa, Unopar, Prefeitura Municipal e 2ª Brigada de Cavalaria Mecanizada – Brigada Charrua.

Redação: Giovana Petrocele

Fotos: Divulgação/Sindicato Rural de Uruguaiana)