79ª Expofeira de Uruguaiana
Realizado o “Desfile dos Grandes Campeões” e premiações

Desfile dos "Grandes Campeões"

No sábado (03/10) foi realizado o aguardado “Desfile dos Grandes Campões” da 79ª Expofeira de Uruguaiana, na pista central do parque da Associação Rural Agrícola e Pastoril.

A solenidade contou com a presença de criadores, lideranças e autoridades que prestigiaram o momento de maior destaque da feira, quando, mais uma vez, a genética de alta qualidade da fronteira oeste é confirmada. Animais das raças Angus, Brangus, Hereford, Braford, Ideal, Corriedale, Merino Australiano, Texel, Poll Dorset e Crioulos foram premiados.

A entrega dos prêmios aos criadores campeões da 79ª Expofeira foi feita pelo presidente do Sindicato Rural, Antonio Martins Bastos Neto, acompanhado de sua diretoria.

OVINOS

Na raça Merino Australiano, o título de Grande Campeã foi para a Estância Toco do Sorro (Uruguaiana), Reservada de Grande Campeã e Reservado de Grande Campeão para Condomínio Votinha (Barra do Quaraí) e Grande Campeão para a Cabanha Santa Ângela (Uruguaiana).

Na raça Ideal, a Grande Campeã ficou com a Estância Anjo da Guarda (Uruguaiana) e Reservada de Grande Campeã para a Cabanha Olaria (Itaqui). O título de Grande Campeão ficou com a Cabanha Tapera (Quaraí) e o Reservado de Grande Campeão para a Estância Escondida (Alegrete).

Os títulos de Grande Campeã da Raça Corriedale e Reservada de Grande Campeã foram para a Estância Três Marias (Barra do Quaraí).O Grande Campeão da raça, foi para a Estância da Ordem (Uruguaiana) e o Reservado de Grande Campeão ficou com a Estância Floresta (Uruguaiana).

Na raça Ile de France os animais da Estância Cordilheira conquistaram os títulos de Grande Campeã, Reservada de Grande Campeã, Grande Campeão e Reservado de Grande Campeão.

A Grande Campeã e o Grande Campeão da raça Textel foram para a Cabanha Oliveira, de Uruguaiana.

A Cabanha Vale do Camoaty ficou com a Grande Campeã e Grande Campeão da raça Pool Dorse.

BOVINOS

A Grande Campeã da raça Aberdeen Angus foi para a Estância Guarita (Alegrete) e a Reservada de Grande Campeã e o Grande Campeão foram para a Cabanha São Bibiano (Uruguaiana). O título de Reservado de Grande Campeão foi conquistado pela Cabanha Santa Ângela (Uruguaiana).

Na raça Brangus, o Grande Campeão e a Reservada de Grande Campeã foi para a Cabanha Juquiry (Uruguaiana) e o Grande Campeão para a Cabanha São Bibiano. Já o Reservado de Grande Campeão foi para Alegrete, com a Estância Guarita.

O título de Grande Campeã e de Grande Campeão da raça Braford foi para a Cabanha Nova Aurora (Uruguaiana) e de Reservada de Grande Campeã e Reservado de Grande Campeão ficou com a Agropecuária Odair Gonzalez, de Uruguaiana.

Na raça Hereford, a Grande Campeã foi da Cabanha Touro Passo (Uruguaiana) e os títulos de Reservada de Grande Campeã, Grande Campeão e Reservado de Grande Campeão ficaram com a Cabanha São Fernando, de Alegrete.

Os títulos de Grande Campeã e de Suprema Campeã da raça Polled Hereford ficaram com a Fazenda Irapuá, de Cachoeira do Sul. A Reservada de Grande Campeã foi para a Estância Anjo da Guarda (Uruguaiana). O Grande Campeão ficou com a Cabanha São Fernando (Alegrete), que também ficou com o título de Supremo Campeçao Hereford. O Reservado de Grande Campeão ficou com a Cabanha Touro Passo.

RÚSTICOS

O Trio de Grande Campeã Polled Hereford PO e Melhor Fêmea Rústica Polled Hereford PO ficaram com a Cabanha Touro Passo. O Trio Grande Campeão e Melhor Macho Rústico da raça foi para a Cabanha  Escondida, de Alegrete.

O Condomínio Odair Gonzalez ficou com a Trio de Grande Campeã da raça Braford, Melhor Fêmea Rústica, Trio Grande Campeão e Melhor Macho da raça.

CRIOULOS

Na raça equina de Crioulos,  a Grande Campeã e Melhor Exemplar ficaram com a Estância Santa Zélia, de Uruguaiana. A Reservada de Grande Campeão foi para a Cabanha Basca (Uruguaiana). Já o Grande Campeão foi para a Estância GAP São Pedro e o Reservado de Grande Campeão para a Cabanha Santa Camila, de Alegrete.