24 de abril de 2018

16ª Expoutono de Uruguaiana destaca a qualidade de equinos e bovinos da fronteira

Nesta terça-feira (24/04), às 14h, no Parque da Associação Rural Agrícola e Pastoril, acontece o 9º Remate de Produção da Estância Itapitocai, dentro da programação da 16ª Expoutono de Uruguaiana. O evento promovido pelo Sindicato Rural de Uruguaiana coloca em pista, até sábado (28/04), os melhores exemplares de bovinos e equinos da região da Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul (RS) e de importantes criatórios do Brasil. Compradores de diferentes regiões gaúchas e de outros estados da federação deverão estar participando dos remates e julgamento dos animais, que são uma prévia para a Expointer 2018.

Na manhã de quinta-feira (26/04), às 9h, tem admissão dos animais das raças Angus e Brangus – Argola e da raça Crioula para exposição. À tarde, às 14h, tem concentração de machos Crioulos e julgamento de Angus – Rústicos. A palestra “Manejo de Carrapato”, com o médico veterinário Herton Lorenzoni acontece às 18h, no Núcleo Angus e Brangus, quando também ocorre a entrega de prêmio Angus Rústicos. De noite é vez do 7º Remate Basca, com recepção e mostra dos animais às 20h e leilão às 21h, no Local de Remates da Pastoril.

A sexta-feira (27/04) começa com admissão da raça Crioula, às 8h, seguida pela admissão, às 9h, das raças Hereford e Braford e também das raça Brangus – Argola. O julgamento morfológico da raça Crioula inicia às 10h e segue à tarde, às 14h, quando ocorre julgamento das fêmeas de argola da raça Angus, na pista de rústicos e julgamento das raças Hereford e Braford. No final da tarde, às 18h, na Sede do Núcleo Angus e Brangus acontece a entrega de prêmios da raça Brangus e Remate de Sêmen Angus e Brangus.

No sábado (28/04), último dia da Expoutono, tem julgamento morfológico da raça Crioula, Hereford, Braford – Argola e machos Angus – Argola pela parte da manhã, com início às 8h. A entrega de prêmios da raça Angus – Argola, às 12h, no Núcleo Angus e Brangus, encerra o evento.

Cobertura jornalística:

Giovana Petrocele / Elder Filho